Bom, em se tratando de equipamentos acredito que estamos completamente atendidos e preparados para a aventura. Durante vários meses, enquanto somente Neto e eu tínhamos decidido encarar a viagem, tive a oportunidade de efetuar varias melhorias nas motos, acessórios e equipamentos que pude projetar e desenvolver artesanalmente, mas muito práticos e de meu ponto de vista extremamente uteis. Ao longo da viagem, procurarei lembrar o uso e/ou efetivo beneficio que cada um pode proporcionar.
Neto e eu estamos com a BMW GS 1200 e o Mané com “a” serie antiga da F 650, que na realidade esconde potência e motor da 800. Como o Mané decidiu nos acompanhar recentemente, ele não terá algumas das invenções que temos, mas como eu já disse a ele, ainda gostaria de desenvolver algo para a moto dele. A minha moto e uma 2008 Standard com 13.000 km, possui baú traseiro GIVI-46, as malas laterais da BMW expansíveis e uma bolsa de engate rapido no tanque (SW-MOTECH), e que considero extremamente util para
documentos,eletronicos e outras pequenas coisas. Complementando este conjunto para bagagem, adicionalmente instalei com suportes removíveis de alumínio, um de cada lado, sobre a pedaleira traseira e rente as bolsas laterais, um compartimento de PVC de 4" por aprox. 35 cm, com tampas que servirá para o transporte e acomodação de ferramentas. No outro suporte semelhante, afixei aqueles braços pretos para transporte de extintor de incêndio, mas que também pode carregar outro tubo semelhante ao descrito. Na parte traseira
da moto, abaixo do baú traseiro e acima da luz de freio, uma adaptação também de alumínio fixa um pequeno compressor de ar, que poderá nos ajudar em muito, se necessário. Na parte da frente e integrado ao conjunto de pilotagem/conforto, coloquei um defletor de ar acima da bolha original, um adicional de acrílico de 12 cm de altura, medida obtida após alguns testes de tamanho. Este pequeno aparato, com um ângulo ideal e propicio a minha altura, eliminou todo e qualquer impacto de bichos na viseira do capacete, além de permitir
pilotar com ela aberta sem grandes incômodos. Nas laterais do tanque, um pouco abaixo do guidão, um defletor também de acrílico, semelhante ao existente na GSA completa este conjunto. Ainda no guidão, do lado esquerdo, um suporte de alumínio para garrafa de agua, aqueles usados em bicicleta, permitirá que sempre tenhamos a disposição agua gelada(500 ml) em uma pequena garrafa térmica (CAMELBAK). Acredito que a maior ideia e beneficio, é um pequeno encosto de madeira forrado com um banco de gel de
bicicleta, e duas hastes de alumínio que se encaixam em outro suporte de preso por braços que passam entre os bancos e se fixam em dois grandes furos abaixo do banco traseiro e na estrutura da moto. Esta traquitana, em outras palavras, e um ótimo encosto de coluna, impedindo que se fique naquela posição de "S" e não sofra por dores de coluna... tem ainda o assento de ar regulável (AIR HAWK 2) para maior conforto lombar, me sinto extremamente confortável e ergonômico ao pilotar, principalmente quando se pode esticar as
pernas com o auxilio de suportes para os pés, adaptação com mesas de guidão de bicicletas afixadas no protetor de motor. Alguns outros pequenos detalhes, mais relacionados com estética também estão presentes; suportes para instalação de câmera de vídeo (CONTOUR HD - GPS), um na traseira do lado esquerdo abaixo da GIVI, outro do mesmo lado abaixo da pedaleira traseira e o ultimo no painel ao lado do GPS, todos RAM MOUNT. Suporte no guidão para um GPS SPOT (equipamento de navegação que envia
sinas em tempos pré-programadosda exata posição para site/e-mails de pessoas previamente definidas), e na barra de fixação do para-brisa um suporte para o GPS (ZUMO 660). Enfim um monte de itens de conforto e segurança que certamente tornarão a viagem mais segura e agradável, e que ate lá tende a aumentar...A moto do Neto e uma 2011, série com ABS e com 1.500 km, a maioria dos equipamentos que fiz para mim também instalei na dele, com o beneficio de saírem melhores depois da experiência anterior. As diferenças básicas
são: no lugar que instalei o compressor na minha, na dele existe outro tubo de PVC com tampas, na moto dele existe somente um ponto de fixação para câmera. Enquanto parti para a solução dos defletores caseiros, ele optou pela bolha e defletores da GSA. A moto do Mané, 2009 com 13.000 km, recebeu recentemente o conjunto de relação nova, preocupação presente para uma viagem desta proporção, possui as malas laterais e a traseira, bolsa de tanque, assento de ar, suporte de GPS, e espero que até a data da partida eu possa
desenvolver os compartimentos adicionais de PVC para uso com ferramentas, e outras pequenas necessidades. Enfim este e o conjunto que estaremos usando para a aventura e, que ao longo dos posts estarei publicando fotos. Embora praticamente e aparentemente bem equipados, espero não ter que fazer uso de muitos destes itens ao longo da viagem.
Next post, um pouco do planejamento.
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