sábado, 17 de setembro de 2011

A LOGISTICA...



Neste post, vou falar um pouco da bagagem e um melhor aproveitamento do espaço e praticidade de utilização, afinal é isso que se espera deste planejamento.
Considerando que estaremos enfrentando nesta época do ano tempo quente até provavelmente El Calafate, jaqueta e calça de verão serão uteis, e também é clara a necessidade de outro conjunto para frio, eu particularmente me sinto mais confortável em poder optar, e depois de El Calafate é isso que deve acontecer. Complementam este conjunto de pilotagem, luvas, bala-clavas, meias, e dois conjuntos de segunda pele (calca e camiseta) e finalmente e sempre presente “capa de chuva”.
    


Outras roupas não relacionadas com a pilotagem completam a bagagem, volumes reduzidos de algumas com a tarefa de frequentemente ter que lavar, principalmente meias, cuecas e camisetas.

Outro ponto importante e que faz uma grande diferença, é o uso de “inner bags”, bolsas exatamente do tamanho das malas laterais. Isso permite que você possa arrumar suas roupas nestas bolsas, evitando a retirada diária das pesadas malas. É fato que se você arrumar suas roupas diretamente na mala rígida caberá mais, no entanto terá uma tarefa adicional de remoção e transporte. É muito trampo...

Considerando o tempo e o uso de certas peças a melhor estratégia de agrupamento que cheguei foi:

- na mala lateral menor, que tem uma redução de volume em função do escapamento, será utilizada para toda a roupa de frio, jaqueta (parca), calça, forros, luvas, bala-clava, ou seja espero abrir esta mala somente depois de 3000 km, fechar com a roupa de verão e somente repetir o ritual depois de 6000 km.

- a "inner bag", será utilizada para acomodar todas as demais roupas e acessórios que “descem no hotel”, e o seu lugar na moto é a mala lateral maior;

- a mala traseira, acomodara itens de uso eventual, aqui estarão a capa de chuva, luvas de frio, cintas de transporte, viseira adicional, tênis, kit de primeiros socorros e outros itens de uso constante, no meu caso, meu equipamento fotográfico, portanto será a mala “abre e fecha” do percurso.
- documentos, telefone, eletrônicos em geral e outros pequenos itens, estarão acomodados na bolsa do tanque;
- finalmente, ferramentas, filtro de óleo e kit de reparo de pneu, estarão no tubo de PVC sobre a pedaleira traseira esquerda, na direita o extintor de incêndio (parece frescura, mas há relatos da ausência ser motivo de dissabores com policiais argentinos e também de propina, não é lei, mas...).
Em cima do banco traseiro, as 3 motos terão um galão de 10 litros de combustível, acreditamos que será necessário entre Esquel e El Calafate.
Na simulação que já efetuei  uma ideia de peso, com tudo que relacionei e oque também não, a lateral do escapamento ganhou 16kg, a outra lateral 17kg, a mala traseira 18 kg e a bolsa do tanque 3 kg.

Portanto teremos um peso constante de mais de aproximadamente 70 kg considerando o galão cheio, e o peso das próprias malas rígidas, ressalto ainda que as mesmas estarão expandidas durante todo o percurso.

Já, o meu amigo Neto tem uma novidade, me comentou que conseguiu arranjar a bagagem de uma forma mais otimizada que a minha, utilizou aqueles sacos plastiscos, "vaccum bags", que com o vácuo reduzem substancialmente o volume de roupas... acho que ele vai até levar um travesseiro, que segundo ele ficou do tamanho de um pacote de bolachas... é brincadeira !!! quero só ver se este saco furar no meio da caminho... vai ser lindo uma moto com um travesseiro na garupa... hehehe.... e detalhe, tudo isso sem "expandir as malas".

Next, um pouco da rota....

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