domingo, 9 de outubro de 2011

COMENTÁRIOS DO NETO...


Bom, acho ótimo o Neto resolver fazer seus comentários e registrá-los por aqui, isso diminui minha responsabilidade e da um outro tom ao nosso blog.... vamos lá, depois de algum tempo ele comentou os posts anteriores... e espero que o Mané também se manifeste...  

By Neto...

Onde tudo começou:




Eu e o David resolvemos escrever o blog a quatro mãos. Ele fará o texto principal e eu farei alguns comentários específicos no final de cada tópico. Primeiro onde tudo começou... muito simples... Aprender a andar de moto! Este era um desafio grande. Meu amigo Fabio sempre andou de moto,  mas eu nunca me interessei ate um dia numa viagem com o David, Valeria, Luis e Dani em Yosemite Valley,  Paula, my lovely wife, vendo o David fazendo curvas e mais curvas numa Electra Glide disse: 

" Parece legal porque não compramos uma moto? "

O problema era que para comprar uma moto seria necessário aprender a andar de moto... Ai entrou o meu amigo Fabio, que na garagem do meu prédio me ensinou os primeiros conceitos: equilíbrio, ligar, trocar de marcha, fazer as curvas do teste de carta com a embreagem apertada, etc  Lembro da cena dele de terno correndo atrás da moto na garagem me ajudando a manter o equilíbrio!  Valeu Fabiao !



O plano original era aprender a andar de moto em 2010 para em Abril de 2011 irmos para a Espanha e Italia de moto saindo da casa do Luis em Madrid (David, Valeria, Neto e Paula).  Tivemos que mudar o plano por razoes outras e entao o David sugeriu Ushuaia e assim tudo começou...
Motos:
O David, um monstro da engenharia alternativa para motocicletas, criou uma serie de equipamentos e addendums para as motos como ele descreveu acima. Todos incríveis, um em especial é chave para que eu, mesmo com a hérnia de disco, pudesse acompanhar a viagem... o encosto de coluna ! Incrível e eficiente e para ser bem honesto foi umas das razoes (senão a principal) que me levou a vender a GS650 e comprar a R1200 GS.
Falando de equipamentos a minha moto é a R1200 GS com a suspensão rebaixada e banco baixo também. (estamos trocando esta semana o banco pelo banco de altura normal – muito mais confortável!).  Tenho um baú da marca Coocase modelo Astra de de 48l que comprei basicamente pelo fato de ter controle remoto para abertura do baú. O David teve que fazer uma reengenharia para conseguir colocar o suporte no lugar e ainda manter um confortável espaço para a Paula na moto. Ficou perfeito!!!


Aproveitamos para elevar e aproximar o guidão com um acessório ROX muito legal.
Outra diferença é que a mala de tanque que tenho (mesmo modelo Trip QL) tem os conectores de energia ligados diretamente a bateria e portanto dentro da mala podem ser carregados ate 4 equipamentos (Ipod, Iphone,  etc).





Também estou usando uma câmera diferente, a marca é DRIFT Stealth 170 HD com suporte instalado pelo David na parte lateral inferior e frente da moto. 
Outro item legal que temos nas duas motos são “Cruise Controls” manuais da Bob BMW que mantem o acelerador na posição permitindo o descanso da mão.






As moto também tem protetor de farol (solução customizada na moto do David e um filme ultra resistente da 3M na minha),  além de faróis de Xenon.
A cereja do bolo é Handle Muff basicamente um acessório de neoprene que cobre as manoplas permitindo pilotar no frio e chuva com as mãos protegidas e abrigadas sem necessidade de luvas especiais.

Planejamento:
Alguns pontos interessantes. O planejamento foi feito de forma virtual. Não existiram reuniões presenciais com longas horas de discussão. Basicamente, através do Facetime e do Viber e nos aproveitando da diferença de fuso horário fomos ajustando o plano. Thanks to the technology! Aqui estamos prontos para ir.
Usamos vários sites. Começamos com o Google Maps mas ele não mostrava rotas pelo Uruguay, então passamos para o Ruta Zero (WWW.ruta0.com ) muito bom e eficiente e mostrou todas as opções de caminhos.  Para localização de postos de combustível usamos um mapa de papel comprado no Graal perto de Ourinhos.
Ferramentas definidas, a rota tinha alguns challenges para ser definida;
1 - Os dois primeiros finais de semana deveriam ser lugares atrativos para aproveitar a presença das esposas;
2 - Teremos dois aniversários durante a viagem e queríamos passar em lugares bem legais. Isto definiu a parada em Bariloche e em Punta Del Este e finalmente os hotéis deveriam cumprir alguns requisitos: Cama Box, estacionamento e Wi-Fi.
Logistica:
A logística incluiu também vários passos para termos os documentos apropriados, seguros pessoais e das motos, PID – Permissão Internacional de Dirigir e por ai adiante.



Deveremos utilizar os Cardo G4 Powerset como comunicadores entre capacetes. Estamos ainda “apanhando” com alguns detalhes da configuração mas certamente estará resolvido ate lá.
Tambem decidimos, David e eu irmos de capacete aberto  (o Mane vai com um Flip up). Precisamos também ter certeza de balaclavas que possam suportar frio sub-zero.




Os vaccuum bags funcionam muito bem – Eaglecreek, não precisam de aspirador de pó. Roupas interiores de fácil manutenção (lavagem e secagem) da marca Ex-Officio. 

Next, detalhes...

3 comentários:

  1. Olá amigo, queria mais informações sobre os suportes de pvc que vc fez.
    Se puder me adicionar no Facebook, agradeço.
    Silvinho capueira, ribeirão preto

    ResponderExcluir