domingo, 20 de novembro de 2011

NONO DIA... 20.11.2011

Continuando o intuito de descanso e na preparação para o próximo segmento de Bariloche a El Calafate, onde teremos novamente um tempo maior para lazer, nos preparamos fazendo hoje um belo passeio ate Vila Angostura.

Aproveitamos que o tempo deu uma chance no período da manha, resolvemos encarar o passeio mesmo sabendo que Vila Angostura, distante 90 KM e margeando o lago, e a cidade que mais sofre com as cinzas, e portanto estaríamos indo mais pelo circuito, e assim foi.

Saímos as 10 da manha, com muito vento e frio, colocamos roupa de frio que retiramos da mala ontem. No meio do caminho o bicho pegou, o Neto e o Mane pararam e colocaram os macacões de chuva.

Houve período de sol e chuva, sempre com muito vento e mais próximo da Vila Angostura a cinza se somou também. Sofri muito com as mãos, estava muito geladas, eles ainda amenizaram com o aquecedor da manopla que não tenho, mas também reclamaram.

O caminho e muito bonito e florido, curvas suaves e asfalto bom, tudo isso sempre margeando o lago e frequentemente passávamos sobre pontes com aguas claras e pedras, ate ali se via vestígios do vulcão. Levamos umas 3 horas para chegar e 1 hora para voltar.

Paramos varias vezes para fotos, e em uma delas deixei a moto deitar. A estrada estava tranquila e parei no meio aguardando com a moto cruzando a faixa. Com a maquina na mão, sem segurar o guidão, bastou uma rajada para ela se mover, dai achei melhor deixar deitar. Outra defronte a cabaninha das fotos abaixo, coloquei o pezinho e não estava travado,quando desci tombou!

No período da tarde, voltamos ao circuito Chico para comer alguns empanados no Punto Panoramico, um local privilegiado pelo visual, estando no costado do Hotel Llau Llau.

Amanha partiremos para Esquel, quase 300 km com previsão de chuva e um caminho muito bonito, esperamos que o tempo nos ajude e nos brinde com um pouco de sol, como sabemos que o frio não dará trégua e que daqui em diante a tendência e piorar, instalamos há pouco os protetores de mão, nossa expectativa e de que eles protejam bem.

Comentarios do Neto

18.11.11

Sexta feira. a viagem de Neuquen ate a Casa de Piedra vou bastante monotona com as interminaveis retas presentes, porem depois de Casa de Piedra a rota se transforma com uma sequencia de mais de 200 km em curva e a paissagem vai ficando cada vez mais andina mesclando lagos, montanhas e curvas, muitas curvas. O ponto negativo foi para as cinzas do vulcao que cobriam tudo dando a impressao que estavamos pilotando dentro de um espesso nevoeiro. Alie-se a isto o vento lateral e o tempo passa bem rapido!

Neste trecho entre Casa de Piedra e Bariloche fizemos tres paradas, sendo que em uma vimos os frentistas ja utilizando as mascaras, que variavam deste mascaras hospitalares ate as mais sofisticadas com filtro acoplado. Tudo isto para protecao da nuvem de cinzas! Comecamos a nos preocupar, talvez fosse necessario o equipamento de inalacao no caso da bronquite atacar, mas ate hoje Domingo nenhum problema.

Na parada para abastecimento ja em Bariloche tomamos mais um trote, termos que definimos para informacao nao precisa dada pelas pessoas. Neste caso a indicacao foi para um passeio no trem patagonico que em teoria so saia de Sabado as 5 pm e era super concorrido. Decidimos comprar entao os ingressos imediatamente, o unico problema era que este tal trem patagonico esta desativado a mais dois anos. Casos semelhantes ocorreram tambem quando perguntamos endereco que estao a uma ou duas quadras e eles gentilmente nos mandam andar mais cinco ou seis. Agora comecamos a fazer double check para evitar. O povo em geral eh agradavel mas um numero maior do que eu esperava tem atitudes como a que descrevi acima....Faz parte

Chegamos a Bariloche, nos instalamos no Hotel e fomos jantar no restaurante Linguini, que o Mane tinha vindo a mais de 15 anos atras. Comida muito boa, atendimento simpatico e preco justo, recomendamos.

19.11.11

Sabado, apos cafe da manha, fomos eu o David ao passeio de barco pelo Lago como ele ja descreveu. O caminho do centro da cidade ate o porto de Llao Llao eh de aprox 25 km viajando a beira lago. Vimos inumeras pousadas e hoteis que nao obstante a distancia do centro tem vista privilegiada e pre os atraentes, vale para quem vem para ca e tem um meio de locomocao.

Antes de embarcar fizemos o Circuito Chico e paramos para almocar no restaurante Punto Panoramico (http://www.facebook.com/photo.php?fbid=246544778733031&set=a.234420863278756.63068.234066619980847&type=1&ref=nf) lugar agradavel, boas empanadas e dono simpatico que nos deu algumas dicas que vamos conferir hoje. Na volta ao porto cruzamos com o Mane mas como estavamos com roupas diferente ele nao nos reconheceu, pensamos na hipotese de tentar alcanca-lo, mas o desafio de alcancar o mestre das curvas em um trecho sinuoso eh missao quase impossivel, desistimos e seguimos adiante.

O passeio de barco foi interessante, menos pelo vista, encoberta pelas cinzas mas pelo curso de fotografia que tive durante as tres horas de navegaçao dado pelo mestre fotografo David. Vamos ver se as minhas fotos melhoram!!

Neste passeio encontramos um casal de brasileiros ( ele tem uma moto bmw 650 ano 94 em estado de zero, raridade !! ) que estava indo de Puerto Montt no Chile pela travessia dos lagos, 4 barcos e 3 onibus, viagem que dura todo. o dia mas que eles reconheceram como muito bonita. Eles tiveram seu voo de Santiago a Porto Montt cancelado pelas cinzas e lhes tocou uma viagem noturna de onibus! Boa sorte na viagem de moto.

A noite fomos jantar. A ideia era comer Fondue, e para tal fomos ao restaurante Casa Suica, horrivel, comida cara, servico displicente, precos abusivos, nao recomendamos. Depois fomos dar uma volta pela cidade, eram aprox 11pm e a cidade estava deserta, somente caes, muitos caes, e paramos no cassino em frente ao hotel Panamericano, o Mane jogou 2 pesos no caca niquel (cada rodada valia 0,2 centavos) entao gastamos pelo menos 15 minutos e nao ganhamos nada, porem o prejuizo nao foi tao grande! O ponto curioso eh que neste cassino a mesas de roletas nao tem cadeiras, todos os apostadores em pe, sendo que a maioria esmagadora eh composta de senhores e senhoras que certamente ja passaram dos 80 anos!!

Muita gente escreveu dando feedback positivo sobre os comentarios de equipamentos e de hoteis, amanha falarei sobre o Spot2 Tracker via satelite e sobre o hotel de Neuquen e Bariloche.

1. Pessoal, muito boas fotos, independente das cinzas, estou achando a experiência de vocês invejavel. Já deu para perceber que esta se tornando uma aventura, no bom sentido claro !!!!
    Quantos as cinzas, sugiro usarem pelo menos as mascaras cirurgicas, pois protegem do frio e evitam a inalação das cinzas, que podem trazer consequencias respiratórias, para fumantes ou não ksksksksksks. Continuem escrevendo nem que seja com luvas, pois já deu para perceber que voces vão encontrar mais frio pela frente.