sábado, 10 de dezembro de 2011

VIGESIMO NONO E ULTIMO DIA... 10.12.2011

Infelizmente ultimo dia de nossa viagem, saímos e Rio Grande rumo a Porto Alegre as 8 hs da manha e chegamos após 300 km as 13 hs em Porto Alegre para o despacho das motos para São Paulo.

O Neto tinha um compromisso importante em São Paulo e nos deixou mais cedo, eu e o Mane procuramos um hotel próximo da transportadora para um banho e depois nosso ultimo almoço desta aventura que se iniciou 30 dias atrás, e no inicio da noite embarcamos para São Paulo.

As motos se comportaram como esperado, somente alguns pequenos problemas já mencionados e que pretendo resolver de volta a São Paulo. Os pneus traseiros meu e do Neto acabaram (Metzeler – EXP), o meu esta em estado melhor o que comprova que o uso de nitrogênio aumenta a vida útil, minhas pastilhas de freio traseira (mineral) também acabaram, a moto do Neto estava com a sinterizada e ainda roda mais, efetuamos troca de óleo na saída, no meio e agora no retorno a São Paulo. Pneus da frente de todas as motos parecem novos, o peso na traseira poupou o desgaste dos dianteiros. A moto do Mane não teve nenhum problema, o pneu traseiro da moto dele não teve nem 50% de desgaste. Abaixo, as cidades, hoteis, telefones e precos para quem quiser se aventurar.

Comentarios do Neto

Nao consegui escrever nqda no blog nos ultimos vinte dias. O ritmo foi bem corrido e era dificil achar tempo para fazer os comentarios. Meu reconhecimento ao David pela dedicacao em todos os dias atualizar o blog. Nao importava a hora que chegassemos la estava ele dandos as noticias do dia.

Estou no aviao voltando de Porto Alegre para Sao Paulo, vim um voo mais cedo para poder comemorar o aniversario da Paula, obrigado ao Mane e ao David por terem saido super cedo de Rio Grande para que eu pudesse pegar o voo da tarde.

Nao vou relatar dia a dia da viagem pois isto o David ja fez de forma impecavel, farei comentarios genericos sobre a experiencia de ficar 30 dias sobre uma motocicleta com duas grandes pessoas.

Hoteis: Um ponto importante foi ter os hoteis ja reservados e em sua grande maioria bastante bons e recomendaveis, veja a lista abaixo:

Alegrete, RS hotel Cavera, basico, cidade pequena sem muita estrutura, melhor parar na cidade anterior.

Concordia, Arg hotel Hathor, bom com piscina, afastado da cidade na ruta 3 com excelente restaurante.

Rosario, Arg hotel Ros Tower, bom, central.

Pehaujo, Arg hotel Carahue, muito basico, nao recomendado.

General Acha, Arg hotel Traful, basico porem confortavel, pessoal muito receptivo.

Neuquen, Arg, hotel Herradura Suites, excelente, na ruta 3, o restaurante somente oferece menu fixo que varia a cada dia mas o chef concordou em fazer um sanduiche basico!

Bariloche, Arg, hotel Carlos V, basico no centro da cidade, boa garagem, deu para quase lavar as motos. Em Bariloche recomendamos o restaurante italiano Gabriel com excelente pasta e otima sobremesa, bombom suico!

Esquel, Arg, hotel Tierra Mapuche, confortavel, piso aquecido, atendimento excelente.

Comodoro Rivadavia, Arg, Hotel Austral Express, central, porem ruim, internet nao funciona, hotel de negocios, lotado nao recomendado, alias nao recomendamos a cidade.

Puerto San Julian, Arg, hotel Costaneira, muito bom, frente ao mar, otimo restaurante.

Rio Gallegos, Arg, hotel Comercio, confortavel, porem internet nao funciona, tem um excepcional restaurante.

El Calafate, Arg, hotel Design Suites, excelente, afastado da cidade mas com vista para o lago.

Cerro Sombrero, Chile,  hosteria Tunkelein, confortavel, com bom restaurante (carissimo!!!) Esta cidade eh um vilarejo muito pequeno porem unica opcao na Terra do Fogo antes de comecar a travessia do Ripio. Aproveitamos para eliminar o maximo de peso possivel da moto deixando a bagagem nao escencial neste hotel.

Ushuaia, Arg, hotel Lans Lengas, excelente, otima vista p o canal de Beagle, bom restaurante.

Rio Grande, Arg, hotel La Serre, basico sem garagem.

Puerto Madryn, Arg, apart hotel Terrazas del Mar, bom, com piscina e apartamentos com dois quartos. internet nos quartos Do quarto andar nao funcionam.

Bahia Blanca, Arg, hotel Land Plaza, bom, confortavel, central, hotel de negocio.

Azul, Arg, hotel Gran Hotel Azul, bom, confortavel, na praca central da cidade. Ficamos quase 5 horas no restaurante vendo o tempo passar... o hotel Roma Santa Parador que tinhamos reservado eh fora da cidade na ruta 3 e nao tem nada por perto e no hotel nao tem nenhuma estrutura, vale somente para dormir.

Punta del Este, Uru, Hotel Acqua, horrivel, bem localizado mas quartos sem nenhum conforto. Nao recomendado. A cidade eh bem bonita, melhor planejar dois dias nesta parada.

Rio Grande, RS, hotel Atlantico, hotel bem basico, porem recomendamos parar em Pelotas pois o acesso a Rio Grande eh muito ruim.

Porto Alegre, RS, hotel Master Executivo, basico, porem sem estacionamento.

Equipamentos:

Bolsa de tanque Trip QL, ela se conecta na bateria da moto e pelas tomadas voce carrega telefone, e outros eletronicos. Eh grande suficiente para guardar os documentos, maquina fotografica e tudo mais que voce precisa ter a mao.

Spot, monitor de rota via satelite, permite que atraves de uma pagina web, familiares e amigos acompanhem a viagem on line real time, com sinais enviados a cada 15 minutos com a posicao exata da moto. Tambem permite duas mensagens customizadas ativadas manualmente, que no nosso caso usamos para avisar quando haviamos parado para abastecer, comer ou tirar fotos e outra mensagem para quando chegassemos ao destino previsto para o dia. Tem tambem um botao de emergencia que ativa um seguro especialmente que mediante o pagamento de uma taxa anual de 150 dolares envia resgate para situacoes de emergencia em qq lugar do mundo. O spot nao tem cobertura entre Rio Grande, Arg e Ushuaia, Arg.

Camera Drift,otima com monitor incorporado e controle remoto que pode ser acoplado no guidao. Compre a bateria de longa duracao 4 horas!

Garmin Zumo 660, excelente, suportou chuva, e temperaturas que variaram de 1 grau ate 39 graus! Aguentou tambem duas quedas. Certifique que estw bem encaixado no suporte.

Almofada, encosto de costas ja comentei.

Porta Garrafa feito pelo David, excelente! Garrafa termica, insulated, mantem o liquido frio em um calor de 30 graus por mais de 8 horas.

Colete de alta visibilidade ( como os da policia ) , esscencial principalmente dentro do Brasil onde as rodovias tem trafego intenso de caminhoes obrigando a muitas ultrapassagens.

Capacete BMW System 6, muito bom, modular, confortavel e silencioso.

Parabrisa Wunderlich, excelente, fez uma diferenca enorme com os ventos que enfrentamos. Altamente recomendado para viagens longas.

Protetor de assento sanitario, lencos umidecidos, essencial para a vida nos postos de gasolina!

Neto

******************************************

Rodamos 12000 km, fizemos de nossa viagem um sucesso de planejamento, organização e relacionamento. Pessoalmente sentirei falta de escrever neste blog e registrar parte de nosso dia a dia, quero agradecer a todos que durante este tempo tiveram paciência e curiosidade de nos acompanhar, enviar mails, fazer comentários e etc.. e também a aqueles que participavam de forma mais passiva.

As nossas famílias que nos permitiram este período de deserção e distancia, e principalmente as nossas esposas compreensivas o bastante para permitir e participar mesmo que distantes desta nossa aventura, NOSSO MUITO OBRIGADO.

Neto e Mane, descrever aqui agradecimento por estes dias de companhia e convivência faltariam palavras, espero que depois e durante algum tempo vocês com mais calma possam olhar este blog, reviver os momentos e novamente poder, mesmo que na imaginação viajarem por esta aventura...

Parabéns e sucesso por este desafio, agora, totalmente realizado e parte de nossas vidas...

3 FRIENDS - USHUAIA EXPEDITION – NOV – 11.11.2011 FOREVER!!!!!!!!

David – Mane – Neto

10.12.2011

ATACAMA 2012 !!!!!!!!!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

VIGESIMO OITAVO... 09.12.2011

Punta del Este!!! Este sim e o local do dinheiro, tudo aqui e muito, muito chique. Chegamos na cidade as 2 hs da manha, nosso dia foi longo, planejamos sair de Punta as 12 hs, pois gostaríamos de dar uma passeada pela cidade antes de partir para Rio Grande, nosso ultimo destino antes de despachar as motos em Porto Alegre.

Saimos de Punta conforme planejado e chegamos em Rio Grande por volta das 21 hs, o dia foi corrido... alguns imprevistos. Na saída de Punta os postos de gasolina do Uruguai estavam fechados por 2 hs, e fecharam as 12, justo no horário que estávamos saindo... continuamos com a gasolina que tínhamos nas motos, suficiente para aproximadamente 70 km, e assim planejamos um abastecimento em uma cidade do Uruguai chamada Rocha, chegamos por la e ainda tivemos que esperar ate as 14 hs para continuar a viagem.

As estradas do Uruguai são excelentes e ate o Chui o visual e muito bonito. Paramos no Forte de Santa Tereza, um pouco antes de cruzarmos a fronteira para o Brasil, o Neto e Mane foram dar uma volta no forte e eu aproveitei para dar uma olhada no blog.

No caminho, já no Brasil, um pequeno acidente: um passarinho suicida tentou atravessar a viseira do meu capacete a 130 km por hora, não sobrou muita coisa dele, e eu tomei um bom susto com a pancada, parei imediatamente no acostamento para respirar e passar o atordoamento da pancada.

Portanto, muito importante a viseira fechada, senão teria comido o passarinho... desta vez quem recebeu a visita no capacete fui eu. Detalhe vermelho na jaqueta.

Depois disso, um visual excelente, a RESERVA DO TAIM. Um santuário ecológico onde a estrada corta o pântano com varias espécies animais, oque mais vimos por la foram capivaras e uma bela revoada de pássaros.

Chegamos a cidade de Rio Grande a noite, e depois de mais um dia de cansaço tenho que cumprir oque prometi a eles, que o jantar seria por minha conta para redimir a comemoração do meu aniversario de ontem que não ocorreu, ou seja foi meia boca.

VIGESIMO SETIMO DIA... 08.12.2011

Fizemos os planos para sair cedo de Azul, marcamos as 8 hs, e acabamos saindo as 9 hs. Neste dia, havíamos planejado um tempo maior, nosso destino Punta Del Este – Uruguay, tínhamos contabilizado em nossos planos o Buquebus e a imigração. Não contamos com alguns imprevistos que relato abaixo.

Comecamos o dia com imprevistos, a mala da moto do Neto estava meia caída desde de ontem e eu já sabia que teria que fazer um pequeno ajuste, coisa simples e rápida, mas quando desmontamos o suporte tivemos uma pequena surpresa... estava quebrado e o ajuste demorou mais... uma solução com parafusos, arruela, amarras e arame permitiu prosseguir com segurança.

Nesta quinta feira e sexta ocorre um feriado na Argentina e portanto todos os Portenhos de Buenos Aires pegaram estrada para aproveitar, a rota que pegamos de Azul ate la estava com um transito terrível, optamos pela auto pista e chegamos em tempo do Buquebus. Buenos Aires vazia e sem transito ajudou neste ponto.

Outro agravante, o Buquebus para Montevideo estava lotado e só conseguimos para Colonia, e graças ao Neto que dois dias antes fez as reservas por telefone, ate então já sabíamos que rodaríamos mais de 300 km desde de Colonia para chegar a Punta Del Este, portanto neste dia teríamos que rodar quase 700 km.

Pegamos o Buquebus das 16:30 hs e chegamos a Colonia por volta das 18 hs, abastecemos e fizemos a troca de moedas, saímos de la quase as 19 hs. Ponto positivo para as estradas do Uruguai, 95% de nosso percurso em pista dupla e muito bem sinalizada, como chegamos em Punta quase as 2 da manha pudemos também conferir a iluminação da pista, muito boa.

O inicio desta rodovia que sai de Colonia possui mais de 17 km de coqueiros em suas margens, um ótimo visual. Depois disto, campos e mais campos de pastagens com vários animais, pudemos ver o cair do sol desta estrada, um visual maravilhoso.

Passamos por Montevideo já ao anoitecer e não deu pra ver nada, so a baia iluminada pelas luzes da cidade... Como era tarde, paramos em um local para comer alguma coisa e acabamos comemorando meu aniversario de uma forma atípica, hambúrguer em pe em uma espécie de lanchonete, não havia lugar para sentar, estava lotada.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

VIGESIMO SEXTO DIA... 07.12.2011

Deixamos Bahia Blanca por volta das 9 hs da manha rumo a Azul, uma cidade intermediaria entre nosso destino de Buenos Aires e praticamente no meio do caminho, rodamos aproximadamente 340 km.

As estradas que pegamos são secundarias e com um visual muito bonito, campos de plantação e imensas áreas de pastagens, mesclando cores verde e amarela... algumas curvas e poucas retas muito longas.

Vento lateral sem incomodar, no entanto oque realmente incomodou foi o calor que chegou a bater 36 graus, sob um sol muito forte.

Chegamos na cidade por volta das 16 hs, fizemos varias paradas para relaxar e hidratar, e um lanche rápido em um posto da estrada. Uma coisa importante que quero ressaltar e a falta de combustível em vários postos da YPF que paramos, nos demais (Esso e Petrobras) não tivemos problemas. Isto ocorre muito porque o preço da YPF e cerca de 1 peso a menos, e por este motivo existem filas para abastecimento ate esgotar.

A cidade de Azul tem cerca de 70.000 habitantes e acredito que a economia gire em torno da criação de gado, avestruz e plantações.

Um destaque para o local fica pela imensa e bem conservada área publica de lazer, e a quantidade de arvores na cidade. Um parque muito bonito e um balneário, ambos considerados point da cidade.

Outro detalhe e a imensa quantidade de pes de laranja existente em todas as ruas da cidade, aquelas utilizadas para o doce da casca, isto não e explorado localmente e os pes ficam carregados. Não notei nenhuma no chão, ponto positivo para a limpeza por aqui.

O centro da cidade se resume ao prédio da Prefeitura, Catedral, Teatro e o Hotel que nos hospedamos, tudo isso em volta de uma praça central... o comercio e ativo e concentrado também por esta região.

Amanha nosso destino e Punta Del Este passaremos por Buenos Aires e Colonia já em território Uruguaio, devemos rodar cerca de 500 Km.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

VIGESIMO QUINTO DIA... 06.12.2011

Como hoje teríamos que rodar quase 700 km ate Bahia Blanca, planejamos sair as 8 hs da manha, e assim o fizemos... na saída da cidade, devido a um pequeno problema com a bolha frontal de minha moto, atrasamos cerca de duas horas. Houve a necessidade de um pequeno reparo e isso atrapalhou toda a nossa programação inicial.

Optamos por um caminho diferente da Ruta 3 e seguimos pelo interior, por uma rota secundaria e acredito que melhor do que o caminho usual, evitamos o pesado trafego de caminhões e acho que também o vento. Olha roupa tipo marca texto do Neto, modelo Pilot....

O calor estava de matar e houve locais em que a temperatura chegou a 35 graus, sendo que a media em todo o percurso foi de 30.

Paramos varias vezes para abastecimento das motos e nossos,  e em todos os postos encontramos gasolina, houve trechos com mais de 150 km de reta e um único posto, desde de que tivemos que utilizar os galões reserva temos andado com eles cheios e não teríamos problemas mesmo que não tivéssemos encontrado abastecimento.

O Mane continua trocando de moto nesta viagem e parece que agora acertou, desta vez pegou uma um pouco mais econômica e sem a reserva de combustível da anterior, lembram???

Em um dos postos que paramos, pude checar os meus estabelecimentos comerciais em franca operação e devo brevemente abrir franquias em regiões mais turísticas. hehehe.

A estrada embora secundaria esta em excelente qualidade e não tivemos sustos ou surpresas com o asfalto, alias depois de quase 9.000 km somos unanimes em concordar que as condições das estradas por aqui são ótimas, pelo menos na rota que definimos.

Bahia Blanca e uma cidade grande e possui um grande centro comercial, ficamos em um ótimo Hotel (LAND PLAZA) próximo a praça central. Para os 650 Km que rodamos, nossa permanecia com as motos em movimentos foi de 5:20 hs, oque nos da uma media superior a 120.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

VIGESIMO QUARTO DIA... 05.12.2011

Deixamos Comodoro Rivadavia hoje as 9 hs rumo a Porto Madryn, foram 450 km de retas e com pouco vento.

Como a rodovia estava vazia, somente com alguns caminhões e um tempo muito bom, o percurso rendeu, por volta das 15 hs

chegamos em nosso destino, mesmo com inúmeras paradas para relaxar e outras para um café/agua.

Assim que chegamos fomos ate a orla marítima da cidade, muita gente na praia embora seja segunda-feira, acreditamos que o tempo bom por aqui e algo que eles devem aproveitar sempre que possível, não havia vento na cidade ate pelo menos as 19 hs, e também neste horário o tempo começou a esfriar.

Mane e Neto ficaram em um bar na beira mar tomando cerveja, fomos para almoçar mas, no horário que chegamos não estavam mais servindo pratos somente alguns petiscos, eu resolvi andar e acabei seguindo ate o fim da orla mais que 10 Km...

Porto Piramide, 50 Km daqui e um local onde pode-se observar baleias, colhi informações locais para garantir que eu não perderia viagem e todos me aconselharam a não ir, já estamos em uma época que elas começam a ir embora... se fosse uns 20 dias antes, certamente estariam por la.

Cidade de Porto Madryn a noite, visao do deck do restaurante, uma pena, nenhum de nos gostou da comida.

Nada de interessante no percurso, somente reta e mais reta, com mais reta, vegetacao seca e rasteira, nem passarinho, nem animais, so reta...