sábado, 17 de setembro de 2011

O PLANEJAMENTO...


Sempre defendi que quanto mais planejado um projeto, maior a chance de sucesso de sua execução.... portanto porque não refletir isso em nosso desafio. E assim começamos, tínhamos uma ideia inicial de chegar ate Ushuaia mas passando pelo Chile,  Torre del Paines e etc.... ai você começa a por no papel, ou melhor no monitor, e vai percebendo que faltam dias.... sobram kms e falta tempo.  Puxa daqui, puxa dali, conversa vai, conversa vem e altera... altera... altera... acho que foi a parte mais complicada mas acabamos chegando a uma equação que consideramos:
a- tempo em cima da moto;
b- cidades para parada;
c- maior tempo em algumas cidades em destaque;
d- condição física, stress e cansaco;
e- infraestrutura no caminho (postos, hotéis, vento, ripio, estrada, etc).
Inicialmente, havíamos estabelecido um limite de 18 dias e teríamos cerca de 15.000 km para rodar, uma media elevada e considerando que não teríamos mais tempo para nada a não ser pilotar, e foi ai que percebemos o esforço que seria... afinal viajar de moto e bom, melhor ainda e ter tempo para aproveitar onde você parar...

O Neto ficou com a tarefa de aliviar a rota, melhorar as paradas, trazer uma proposta que atendesse aos requisitos. Depois de algum tempo, tínhamos uma nova proposta para discutir, nesta versão a ideia do Chile foi eliminada e tínhamos subido a quantidade de dias para algo em torno de 21 dias, sendo que a KM tinha baixado para 12.500 km, mesmo assim ainda uma media elevada para nossas premissas. O plano voltou para o monitor e outros ajustes foram feitos.... em nossas discussões, sem conseguir otimizar mais ainda nosso projeto, resolvemos efetivamente atuar com mais objetividade. Iniciamos então uma alternativa com mais alguns dias, com redução da KM no trecho Brasil – São Paulo/Porto Alegre, ganharíamos mais de 2.000 km enviando as motos para Porto Alegre e usaríamos o mesmo artificio no retorno. Na rota da Argentina, sempre priorizamos as estradas sem o famoso ripio, sendo que somente o trecho de 120 KM após Rio Gallegos ficou em nossos planos.

Outro ponto que tentamos evitar foi a parada em cidades que já havíamos estado no caminho de ida, mas quando você vai verificar hoteis e kms, percebe que algumas devem ser repetidas, paciência... vamos em frente. As motos serão embarcadas para Porto Alegre 5 dias antes de nossa partida de la, iriamos entao de avião um dia antes do inicio da aventura, e assim fechamos... Agora eram aproximadamente 11.000 km para 29 dias, e o Neto ainda continuava quebrando a cabeça com isto... afinal eu já


estava com todo o meu tempo tomado  com  a preparação das motos...Finalmente, uma nova proposta que já caminhava para efetivamente ser a eleita... mas que ainda sofreu ajustes. Destes 29 dias, estaríamos parando em 3 cidades (3 noites x Bariloche, 2 em El  Calafate e 2 em Ushuaia), isto porque colocamos mais um requisito, “alias ELAS colocaram”... as mulheres iriam nos encontrar e portanto nada melhor que ficar mais tempo, motivo plenamente justo... terei companhia em El Calafate e Ushuaia, o Neto em El Calafate e Bariloche, e o Mane, quem mandou ser o ultimo..... terá somente a nossa companhia, mas pelos 29 dias... hehehe..
Com todos estes requisitos e outros pequenos detalhes, chegamos a rota final, aprovada, revisada e pronta para ser executada:

A)   Passagens aéreas para nos SAO – POA – SÃO;

B)   Passagens aérea para as mulheres, a Valeria, minha esposa queria ir de El Calafate para Ushuaia e somente de la voltar ao Brasil...  a Paula, esposa do Neto ira para Bariloche e depois El Calafate.

C)   Transporte das motos SÃO – POA – SÃO;

D)   Levantamento e reserva dos hotéis, e nesse momento ainda fizemos alteração de cidades em função da indisponibilidade;

E)   Nossa documentação (Pid, Extensão do Seguro Mercosul, Carta Verde, Seguro Saúde).

Eu adoraria que minha esposa pudesse efetuar o percurso El Calafate – Ushuaia comigo, mas concluímos que um ônibus seria a melhor alternativa, pois este trecho seria o de ripio e vento, além do frio... portanto ela estaria melhor acomodada no ônibus, e eu sem a preocupação de conduzir com garupa nestas condições...
Fechadasso,  começamos então a fase de execução, cotar transporte das motos, reservar hotéis (sites da Internet – Decolar, Booking, etc), conduzir a papelada (carta verde e seguros, nosso corretor), e assim o plano evoluiu e muito, nesta fase eu já havia acabado as pecas das motos e assumi esta tratativas, o Neto em Londres, o Mane em Miami  e eu aqui, mas não reclamo não, afinal a ideia foi minha... Hoje, quase 50 dias antes do inicio da viagem,  a única pendencia e a confirmação de um Hotel de Porto Alegre para o Mane, os demais 21 hotéis já estão todos reservados, as aéreas já compradas, o transporte já negociado e as motos prontas. Detalhe, o nosso amigo Mane decidiu nos acompanhar depois de tudo pronto... portanto vai sobrar pra ele pagar um belo jantar regado a vinho, concorda Neto???? Terminamos com uma rota que estarei detalhando brevemente, mas que atende nossas expectativas, bem balanceada, medias de 500 ~ 600 kms nas trocas de cidades, tempo onde queríamos, tempo para descanso e lazer nas cidades, etc


 
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Um comentário:

  1. Pessoal, até agora pucos problemas, espero que vocês possam continuar assim até o destino final.
    Um grande abraço a todos.
    Seno

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